BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de out. de 2010

Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou - Missionários Claretianos.


Sexta-feira, 1 de outubro de 2010

26ª Semana do Tempo Comum

Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja (Memória).

Outros Santos do Dia: Aretas e seus 104 companheiros (mártires de Roma), Domnino de Tessâlonica (mártir), Prisco, Crescente e Evágrio (mártires de Tomes), Remígio de Reims, o mais velho (bispo), Romano, o Melódio (presbítero, poeta), Severo de Rustan (presbítero), Veríssimo, sua irmã Júlia e Máxima (mártires de Lisboa).

Primeira leitura: Jó 38, 1,12-21; 40, 3-5
Alguma vez na vida indicaste à aurora o seu lugar? Chegaste perto das nascentes do Mar?
Salmo responsorial: 138, 1-3. 7-8. 9.10. 13-14ab
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Evangelho: Lucas 10, 13-16
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

O texto de hoje salienta o aspecto conflitivo da missão cristã: da mesma forma que Jesus encontrou a rejeição e a hostilidade, da mesma forma ocorrerá com os que decidirem segui-lo nos dias de hoje tornando vigente seu projeto libertador. No contexto de Lucas, a menção de Corazim e Betsaida é a advertência dirigida às comunidades para que respondam favoravelmente à palavra de Deus e não imitem a resposta de algumas cidades da Galiléia diante da missão de Jesus.

No fundo, o evangelista quer nos mostrar um ensinamento pedagógico para a missão do cristão hoje: a grande dificuldade de dar uma resposta crente e acreditável: ficamos esperando “milagres” para manifestar uma fé madura.

A resposta à palavra de Deus, manifestada em Jesus, não deve ser vinculada a ações deslumbrantes, mas à convicção sensata e profundamente arraigada no coração das comunidades que crêem e manifestam sua plena certeza sobre o desígnio salvifico de Deus na história, por meio da evangelização e do trabalho pela justiça, paz e pela integridade da criação.

Missionários Claretianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário