BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de set. de 2010

Quem é Jesus - Missionários Claretianos

Sexta-feira, 24 de setembro de 2010

25ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Anatólio de Milão (bispo), Andóquio, Tirso e Félix (mártires de Saulieu), Antônio de Lião (mártir), Geraldo de Csanad (bispo, mártir), Isárno de São Vítor de Marselha (abade), Pacífico de São Severino (capuchinho), Pafúncio do Egito (mártir), Rústico de Aul'ergne (bispo).

Primeira leitura: Eclesiastes 3,1-11
Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu.
Salmo responsorial: 143, 1-4
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Evangelho: Lucas 9, 18-22
Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.

Lucas, nesta passagem, nos apresenta Jesus como o Messias de Deus. Ontem víamos o rei Herodes preocupado pelas maravilhas que Jesus fazia e se perguntava: Quem é este homem? Hoje, o evangelista coloca a pergunta na boca de Jesus: Quem o povo diz que eu sou? As respostas são totalmente iguais às que foram dadas a Herodes no trecho anterior. Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros dizem que é um dos profetas.

Mas Jesus queria uma resposta mais pessoal, e que viesse dos seus: e vocês, quem dizem que eu sou? Pedro responde em nome de todos: tu és o Messias de Deus. Dada a resposta de Pedro, segue uma ordem redundante: não digam nada a ninguém. Obviamente Jesus não queria ter problemas com as autoridades, mesmo sendo iminente a proximidade de sua morte.

O seguimento de Jesus traz implicações muito fortes: dar a vida, que seria o mesmo que morrer por uma causa justa. E nós, quem dizemos que é Jesus? Significa algo afirmar que Jesus é o Messias, nosso libertador?

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário