BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de set. de 2010

O jejum que nos transforma - Maria Elian.

03 de setembro de 2010 – sexta-feira.

Evangelho (Lucas 5,33-39)

Os fariseus e os escribas, mais uma vez se dirigem a Jesus com a intenção de testá-lo, de provocar mais um conflito. E o motivo agora era porque Jesus e seus discípulos não praticavam o Jejum. Pelo contrário, comiam e bebiam com os pecadores, não observavam o sábado. Jesus apresentavam uma nova prática, uma novidade, que incluía também o perdão dos pecados, rompendo assim com as tradições religiosas antigas que oprimiam, excluíam. As autoridades religiosas defendiam as tradições antigas, comparadas no evangelho por Jesus à roupa velha e ao odre velho. Não se deve como colocar remendo novo em roupa velha ou colocar vinho novo em odre velho, não dará certo. Jesus, o noivo presente na festa de casamento é motivo de comemoração, e não se deve fazer jejum que é um sinal de tristeza, e sim se alegrar. E Jesus convida a todos, a mim e a você para participar dessa alegria, desse casamento.

O Jejum naquela época era praticado de uma forma que expressasse o sofrimento, a dor, a piedade. Para os fariseus e os escribas, era mais uma forma de manter o controle e oprimir o povo, faziam-se piedosos, murmuram, lastimavam, mas eram na verdade hipócritas. E a novidade de Jesus chocava os poderosos, que rejeitaram a Jesus. Para eles o vinho velho é melhor.

Jesus ensinou, e nos ensina através de suas palavras o amor. Devemos fazer um jejum sem sofrimento, um jejum, nos converta, que transforme nosso coração. A Conferência de Aparecida nos recorda: "No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação”.(DA 351).

Peçamos ao Pai um coração novo, justo, acolhedor, que perdoa, um coração fraterno, que deseje sempre a paz, que seja solidário e que viva com alegria a Nova aliança, alimentado pelo vinho novo.

Um abraço a todos.

Elian.

Oração
Pai, abre meu coração para acolher a novidade trazida por Jesus, sem querer deturpá-la com meus esquemas mesquinhos e contaminá-la com o egoísmo e o pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário