BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de set. de 2010

O fermento dos fariseus - Sal.

15 de outubro

Evangelho - Lc 12,1-7

'Tomai cuidado com o fermento dos fariseus,

Nós também precisamos tomar muito cuidado com o fermento de algumas pessoas. Principalmente os jovens adolescentes que estão vivendo a fase de transição da sua personalidade, na qual a influência dos amigos é mais marcante do que a influência dos pais. E é aí que mora o perigo para o futuro dos nossos jovens. Porque é nessa idade que o jovem se depara com uma bifurcação da estrada da sua vida, em que ele precisa decidir. Ou virar à esquerda ou virar para a direita. Para a esquerda é para o vício, para o pecado, para longe de Deus, para a morte. Para a direita, é o caminho, a verdade e da vida. É para o grupo de jovens de sua paróquia, é para atuar na catequese, na pastoral do canto das missas, etc.

Meu caro jovem. Preste bem atenção, porque o seu futuro está sendo traçado nos passos em que você está dando agora neste exato instante. Dê os passos certos rumo a Jesus Cristo. Ele está te chamando através desta leitura, através desta palestra, através deste sermão...

Às vezes acontece que alguns jovens se perdem na adolescência, depois voltam. É o caso típico do filho pródigo da parábola inventada por Jesus para nos explicar o amor de Deus por nós, principalmente por aqueles que se arrependem e voltam para casa. Para a casa do Pai. Meu caro jovem. Se você se embrenhou por caminhos perigosos e está perdido, atenda hoje o chamado de Jesus e volta vara Deus. Porque aí onde você está não tem futuro não.

Na fase da adolescência o jovem se depara com o seguinte dilema para não dizer problema muito sério: Juventude + energia + puberdade + amigos pode ser = a buraco, ou a um caminho sem volta.

Isto porque a influência dos amigos (más companhias) na adolescência é muito marcante. É importante dizer que não somos contra as amizades. Amigos são muito importantes. Nós precisamos deles e eles precisam de nós. Nota-se que nossos pais logo morrerão. Os amigos são gente da nossa idade, que pensam como nós, que nos entendem e por isso podem nos ajudar ou complicar a nossa vida. Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem tu és. É um ditado popular que reflete a influência marcante das amizades.

Os rapazes = Sob pena de não ser chamado de “bicha”, o jovem aceita aprender a fumar. Então, após a primeira tragada, não será o mesmo. E quando chegar a velhice vai sofrer muito por ter de deixar de fumar, se quiser viver uns dias a mais.

Jovem, pense. Todos aqueles que agora estão fazendo o mal para a sociedade e para si mesmo, começaram um dia com um “amigo” que lhe incentivou a seguir aquele caminho.

Você tem o direito de escolher os amigos. Em uma das cenas de um certo filme, um jovem caiu no poço do elevador, e ficou segurando com uma das mãos na borda, e a outra mão segurava na mão do amigo, que tentava salvá-lo. A pressão do peso do corpo dele era tão forte que puxava o amigo também para o buraco do elevador. Chegou um momento em que o amigo que o segurava perdeu o equilíbrio e percebeu que iria também cair e morrer. Então ele preferiu soltar o seu amigo de infância, para não morrer também. Prezado jovem. Se o seu amigo se perdeu por caminhos tortuosos e está prestes a cair num buraco, tente salvá-lo. Mas se perceber que você também corre o risco de ser como ele, deixe-o. Mas não deixe de rezar par que Jesus tenha pena da alma dele. Temos de amar uns aos outros e isso também está incluído corrigir uns aos outros. Porém se não o conseguimos, entreguemo-los a Jesus.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário