BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de set. de 2010

Não julgueis e não sereis julgado - Newton Hermógenes



A Paz de Cristo!
O Evangelho de hoje deve ser para nós uma profunda reflexão a respeito do que pensamos e do que praticamos como cristãos.
Jesus nos ensina a amar, e, amar inclusive nossos inimigos, pois se amarmos somente os amigos que recompensa teremos. Como discípulos de Jesus, temos o dever de levar a mensagem libertadora do evangelho, mas que a nossa mensagem não fique somente na teoria, devemos ter o cuidado de não ficarmos presos na letra, pois está escrito: "A letra mata, e o espírito vivifica", devemos, portanto ao colocar em prática os ensinamentos de Jesus, pedir sempre o auxílio do Espírito Santo, para não cometermos enganos graves em nome de Deus, principalmente ao tentar corrigir um irmão, que não se cometa injustiça. Se quisermos ajudar o nosso próximo a sair de uma situação de erro ou de pecado, devemos fazê-lo com amor, corrigir sim, mas com justiça, e esta justiça só existe, quando se ama de verdade. Como diz o evangelho de hoje, nos preocupamos tanto com o cisco no olho do irmão, e nem percebemos a trave que está no nosso olho. Por isto devemos ter muito cuidado para não cairmos no erro de julgar alguém, pois está escrito: “Não julgueis para não serdes julgados”, e, “com a medida com que medirdes sereis medidos”. Antes de julgar alguém, devemos primeiro mos recolher por alguns instantes para uma rápida reflexão sobre como está sendo a nossa vida diária. Será que também não estamos cometendo erros, ás vezes até mais graves do que o(s) do nosso irmão?
Antes de julgar, antes de apontar o cisco no olho do irmão, lembremos da oração de São Francisco de Assis, que nos dá o exemplo de como deve ser o verdadeiro cristão. Citando apenas as ultimas palavras da oração vejamos: “que eu procure mais: consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna!”.
Jesus não julgou e nem condenou a mulher adúltera, não julgou nem condenou a mulher que lavou os seus pés, mesmo sabendo quem ela era, não julgou nem condenou os que faziam milagres em seu nome, e ainda respondeu aos seus discípulos, "quem não é contra nós é por nós"; também não julgou, nem condenou o ladrão na Cruz, e, por causa da sinceridade deste, perdoou-o e disse: “hoje mesmo estarás comigo no Paraíso. Que a nossa missão seja de ajudar o outro a se salvar”.
Jesus nos dá o exemplo de que devemos nos colocar na condição de servos, estamos em missão pelos irmãos e não como juízes.

Newton Hermógenes
Comunidade Santa Rita de Cássia
Santos Dumont/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário