BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de set. de 2010

Jesus, e seu grupo de missionários e missionárias - MARIA ELIAN

17 de setembro de 2010 – sexta-feira.

Evangelho (Lucas 8, 1-3)


O evangelho de Lucas, nos apresenta Jesus em missão, e com Ele estão os doze apóstolos e algumas mulheres. E cita seus nomes: Maria Madalena, Joana e Susana. Elas foram curadas de suas doenças e maus espíritos. Elas foram curadas por Jesus da discriminação, da rejeição, exclusão e preconceitos que sofriam por serem mulheres, vítimas de uma sociedade machista. Jesus as acolheu, perdoou seus pecados, valorizou, resgatou a dignidades daquelas mulheres, e elas por gratidão, se colocaram a serviço e seguiram Jesus, sendo colaboradoras em sua missão, como discípulas e missionárias. E para Maria Madalena S. Tomás de Aquino reserva a singular qualificação de «apóstola dos apóstolos», dedicando-lhe este bonito comentário: «Como uma mulher tinha anunciado ao primeiro homem palavras de morte, assim uma mulher foi a primeira a anunciar aos apóstolos palavras de vida».

No evangelho de ontem Jesus perdoa uma pecadora. Há quem diga que o evangelho de Lucas é o evangelho das mulheres. Elas estão presentes momento de sua morte, em sua ressurreição, em toda sua trajetória missionária. Caminhavam com Jesus homens e mulheres. E Ele não se importava com que poderiam pensar deles. Naquele tempo nenhum mestre era seguido por mulheres, não era permitido. Jesus tinha essa liberdade, permitindo que desde então a mulher já atuasse colaborando com o projeto de salvação e libertação do Reino. Hoje nossas Igrejas contam com uma marcante atuação da mulher em todos os seguimentos.

Ainda, hoje a imagem da mulher precisa ser cuidada, a exploração da mídia é muito grande, a imagem feminina não pode ser reduzida a um mero produto de venda e exposição. Como acabar com isso? Quantas mulheres, meninas são exploradas por outras mulheres e por homens. Como defender sua dignidade de mulher, em uma sociedade ainda machista e que lucra muito dinheiro ferindo a dignidade da mulher? Será que nos mesmas não temos preconceito com a própria mulher? Cabe nós defendermos as mulheres de todas as formas de descriminação, opressão e exploração.

É importante percebemos no evangelho de hoje, que a mulher se faz presente na história da Igreja, desde o início, e continua te os nossos dias. E o convite para participar da ação evangelizadora da Igreja de Cristo, e para todos, homens e mulheres em igualdade. O serviço de evangelização, não é solitário. Jesus não esteve só em sua missão. E quando decidimos seguir e servir a Cristo, tenhamos a consciência de que não somos auto-suficientes, nós precisamos muito um dos outros, e não conseguiremos nada sozinhos. Então, vamos pensar, cada um em como poderíamos colocar nossos dons a serviço da Igreja e participar do projeto do Reino.

Um abraço a todos.

Elian

Oração
Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário