BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de set. de 2010

Jesus convida um cobrador de impostos para segui-lo - Newton Hermógenes

Evangelho do dia 21 de Setembro Terça-Feira

Mateus 9,9-13

Mais uma vez Jesus nos surpreende com uma atitude contrária ao pensamento humano. Viu o cobrador de impostos, um explorador do povo judeu, convidou-o a segui-lo, além de assentar-se a almoçar com ele e um grupo de publicanos e pecadores. O que será que Jesus queria com aquele homem e aquela gente? Imaginemos esta cena nos dias de hoje, Jesus numa roda de homens inescrupulosos e corruptos. Como diz a canção do Padre Fábio de Melo, “Sou humano demais pra entender”, e é esta limitação humana que nos leva muitas vezes a cometer muitos erros, até mesmo em nome de Deus. Como os Fariseus nós também corremos o risco de deixar de anunciar o Reino de Deus a quem mais precisa, e assim, perdemos a oportunidade de salvar os nossos irmãos que estão no pecado, e a nós mesmos. Com a nossa soberba (um dos sete pecados capitais) nos tornamos cristãos prepotentes, ao achar que somos melhores que os outros, pois alem de nos afastar do irmão necessitado, o julgamos e o condenamos impiedosamente. Jesus não pensa como nós, Ele é filho de Deus, e o seu pensamento é o pensamento do Pai, e o pensamento do Pai é a justiça, é o amor. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16), e ainda: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (uma vida plena e com propósito) (João 10:10).

Deus quer que todos tenham a oportunidade de participar da sua vida, por isto enviou seu Filho à Terra, e o Filho nos envia o Espírito Santo para consumar a obra da redenção. Devemos entender que a salvação não é privilégio de poucos, como achavam os fariseus, e como ainda acham muitos religiosos nos dias de hoje, devemos tomar cuidado para não entrar na contramão do plano de Deus. Imaginemos uma estrada repleta de gente caminhando na direção e no sentido da vida eterna no Céu, e outros caminhando no sentido contrário, aonde estes últimos chegarão? Se caminharem no sentido contrário com certeza não será no Céu! Já que Deus não faz distinção de pessoas, e todos nós estamos no plano de salvação, devemos ouvir e seguir a Jesus, que salva e liberta. Se a posição que ocupamos na igreja nos impede de anunciar o Reino de Deus, é melhor pararmos para pensar, porque alguma coisa está errada. A Igreja enquanto instituição é muito importante na formação e na salvação dos povos, as funções que nela assumimos, são para o serviço do próximo e não para a nossa vaidade ou promoção pessoal, basta lembrar o que Jesus nos ensinou: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes" (João 13.15-17). Devemos seguir então o que Jesus nos ensinou, e o seu exemplo deve ser a nossa atitude. A razão de sermos discípulos é aprender d’Ele e imitá-lo.

Mateus era uma pessoa não grata porque trabalhava para o império romano opressor, cobrava altos impostos, por isto era motivo de revolta e de ódio do povo de Israel, mas Jesus olhou aquele homem com um olhar diferenciado, e este olhar diferenciado fez com que este homem se salvasse e se tornasse livre, mais um discípulo a anunciar a salvação e o Reino de Deus.

Newton Hermógenes Silva

Ministro Extraordinário da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário