BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de set. de 2010

Eu mandei degolar João - Missionários Claretianos

Quinta-feira, 23 de setembro de 2010

25ª Semana do Tempo Comum

São Pio de Petralcina, Presbítero (Memória).


Outros Santos do Dia: André, João, Pedro e Antonio (mártires da África), Constâncio de Ancona (leigo, sacristão), Iraís do Egito (virgem, mártir), Lino (foi o 2o. papa, sucessor imediato de São Pedro, mártir), Pedro Acotanto (monge), Sósio de Campania (mártir), Tecla, Maria, Marta e outra Maria (mártires de Hazza), Xantipa e Polixena (convertidas pelos apóstolos na Espanha).

Primeira leitura: Eclesiastes 1, 2-11
Não há nada de novo debaixo do sol.
Salmo responsorial: 89,3-6.12-14.17
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
Evangelho: Lucas 9, 7-9
Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?

Ontem falávamos sobre o discípulo e sua a missão no seguimento de Jesus: proclamar o reino de Deus. Hoje, Lucas nos apresenta o rei Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, desconcertado pelos prodígios que Jesus fazia em Cafarnaúm e pelas aldeias, e se perguntava: Quem será este de quem ouço tais coisas?

Uns diziam que João Batista havia ressuscitado dentre os mortos. Recordemos que João fora decapitado pelo próprio Herodes por influencia de Herodíades. João denunciou Herodes por este ter tomado como mulher a esposa (Herodíades) de seu irmão Filipe. Outros diziam que era Elias. Elias foi o profeta que anunciou o começo dos últimos tempos, por meio do qual viria o Messias, e Israel reinaria sobre todas as nações.

Outros viam Jesus como um profeta a mais, à maneira dos grandes profetas do antigo Israel. Herodes desejava ver Jesus, mas por qual motivo? É lógico que não eram boas as intenções do rei da Galiléia, porque este tal Jesus estava incitando um movimento que atentava contra seu poder. A dimensão profética de Jesus marca o caminhar missionário de seus discípulos.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário