BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de set. de 2010

Discípulas e missionárias de Jesus - Fr. Denis

Sexta-feira, 17 de setembro de 2010


“Eu quero saber como Deus criou este mundo. Eu não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero saber os pensamentos dele; o resto são detalhes.” Albert Einstein

EVANGELHO DE HOJE


Lc 8,1-3

AS DISCÍPULAS DE JESUS

A PALAVRA

Estamos no mês da Bíblia. Muitas comunidades se mobilizam durante esse tempo para fazer círculos bíblicos e outros estudos voltados à Bíblia. A Igreja no Brasil incentiva as comunidades a fazerem leituras e estudos da Bíblia, porém ainda se faz pouco. Temos que acabar com preconceito de que é muito difícil de lê-la e de interpretá-la, o que de fato não é. Na verdade, o que falta são orientações para o seu estudo. E isso cabe àqueles que se dedicam a vida toda nessa função: os teólogos, leitores e estudiosos autônomos que atuam nas paróquias e comunidades.

“8Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele”. Percebe-se que Jesus está em missão, pregando os valores do Reino do Pai. Os seus discípulos estão com ele, isto é, o acompanham nessa missão. O próprio nome discipulado significa aprendizado.

Eles não estão sós: “2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças”. Elas foram curadas por Jesus durante a missão e reconheceram que ele é, de fato, Filho de Deus e, portanto, decidiram segui-lo. Seguir Jesus, segundo Lucas, é fruto de uma verdadeira conversão.

“E várias outras mulheres que ajudavam Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam”. Lucas aponta alguns nomes de mulheres importantes, como Maria Madalena, Joana mulher de Cuza e Susana. Certamente, foram elas que estiveram perseverantes com Maria até a morte de Cristo na Cruz. As outras mulheres faziam parte do seguimento, porém não tiveram tanto destaque. Era fundamental que todos os seguidores compartilhassem “os bens que possuiam”. Aqui, a comunidade cristã já está se organizando.

PARÁBOLA

Um homem saiu para viajar. Logo na saída encontrou um viajante desconhecido. Associaram-se e continuaram juntos a caminhada.

À noitinha, pediram pouso numa fazendola. Foram bem tratados. No dia seguinte, ao despedir-se, o companheiro roubou uma taça de ouro. Que papelão! – pensou o outro.

Andaram o dia todo. Ao anoitecer, pediram abrigo numa granja. Foram muito mal recebidos. Nem café lhes deram na manhã seguinte. Mesmo assim o companheiro presenteou-os com a taça roubada. O outro ficou desnorteado.

Continuaram a viajem. Na terceira noite, outro pouso, numa casa de gente muito pobre. Tiveram tudo do bom e do melhor. No dia seguinte ganharam merenda para a viagem. Ao se despedir, o companheiro misterioso pôs fogo na choupana do homem hospitaleiro.

Aconteceram outros “disparates” no caminho. Não era possível continuar assim. Que ele explicasse o motivo dessa maneira estranha de agir. O desconhecido explicou:

- Sou um mensageiro do Senhor. Os caminhos de Deus são diferentes dos caminhos dos homens. Ao primeiro hospedeiro roubei a taça porque estava envenenada. Dei-a para o segundo que nos tratou mal. Queimei a choça daquele terceiro. Quando fosse abrir aqueles alicerces para fazer outra, encontraria um grande tesouro. Bem que o merece. Compreendes agora?

Que parábola! Ela tem sentido humano (acolhida) e de missão. Os nossos missionários redentoristas que trabalham nas missões populares contam muitas estórias semelhantes a essa. São estórias vivas que transformam o evangelho em contexto e realidade.

Deus age nas coisas de uma forma muito discreta, até mesmo em coisas que para os homens seria um absurdo. Mas, o que seria um absurdo para Deus, para os homens seria objeto de prazer e de lucro. Estamos vendo isso de uma maneira muito assustadora atualmente, por exemplo: as guerras, pais que abandonam filhos, os abortos que matam crianças inocentes, “certos” políticos que usam nome de Deus para se manifestar popularmente, e muitos outros exemplos que conhecemos.

A fé é, antes de tudo, a esperança para a construção de uma sociedade humana e justa. Deus existe, porém muitos O querem ridicularizar para se exporem em seu lugar, com suas idéias e objeções. Que escutemos a verdadeira voz que fala em nome da paz, dos pobres e da justiça. Deus seja louvado! Maria ajude-nos em nossa missão de cristão. Amém.

Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário