BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de set. de 2010

As discipulas - Missionários Claretianos

Sexta-feira, 17 de setembro de 2010

24ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa); Adriana da Frígia (mártir), Agatocila (mártir), Colomba de Córdoba (virgem, mártir), Flocelo de Autun (menino mártir), Ildegarda de Bingen (abadessa), Justino de Roma (presbítero, mártir), Lamberto de Maestricht (bispo), Macrino e Gordiano (mártires de Noviodunum), Narciso e Crescencião (mártires de Roma), Sátiro de Milão (irmão de santo Ambrósio), Sócrates e Estêvão (mártires da Grá-Bretanha).

Primeira leitura: 1 Coríntios 15, 12-20
Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé.
Salmo responsorial: 16, 1.6-8.15
Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.
Evangelho: Lucas 8, 1-3
Andavam com ele várias mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

A presença da mulher na vida de Jesus foi muito importante. Em primeiro lugar sua mãe Maria, primeira discípula, fiel a seu Filho até a cruz; Maria Madalena, também exemplo de conversão e seguimento; a mulher que padece de fluxo de sangue e seu ato de fé; a samaritana; Marta e Maria, irmãs de Lázaro, entre muitas outras mais. É indiscutível que com Jesus caminharam muitas mulheres, ainda que os evangelhos pouco falem sobre isso.

Esta passagem é uma das exceções. Porém, ela causa curiosidade porque, para a cultura judaica, era impensável que uma mulher fosse discípula de um mestre. As mulheres tinham que estar sua casa, atendendo seus maridos e seus labores cotidianos. Caso saíssem tinham que estar bem cobertas, desde a cabeça até os pés; só se viam os olhos, e era proibido conversar com alguém que não fosse seu marido, inclusive nem olhar ninguém no rosto.

A intencionalidade de Lucas, ao colocar esta passagem, nos dá a entender que Jesus foi um homem livre, que caminhou junto com as mulheres, sem se importar com o que poderiam dizer. Hoje a Igreja é uma Igreja de mulheres, são elas que marcam presença nas paróquias, movimentos, grupos de oração, etc. Que o machismo eclesial seja reduzido e, pouco a pouco, a mulher alcance o verdadeiro reconhecimento pelo trabalho que realiza na Igreja.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário