BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de set. de 2010

Amar quem nos ama, quem nos elogia,é fácil!Amar quem não corresponde às nossas expectativas, é difícil! É impossível sem a graça de Deus-Maria Regina


. Quando nós caminhamos aqui na terra seguindo as concepções do mundo, isto é, do que a maioria pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde porque fala justamente o contrário do que todos pregam. Se não tivermos uma fé firme nós não conseguiremos apreender o pensamento de Deus. O Pai é nosso exemplo. Ser como Ele, é ser generoso, pois Ele não julga, não condena, perdoa as ofensas e dá sem medir custos.

Ele nos ama com tanta intensidade, que jamais poderá ser superado. Estejam certos de que nunca poderemos retribuir tanta generosidade. Que todos unidos, façamos um esforço de fazer este mundo melhor através da palavra de Deus que é a verdadeira chave para abrir as portas do coração da humanidade.

Foi o próprio Jesus, o Filho de Deus quem, em pessoa, veio desbaratar a teia do inimigo que tenta colocar em nós uma doutrina de morte. Por isso, quando nós ouvimos Jesus falar coisas como: amar os inimigos, fazer o bem aos que nos odeiam, bendizer aos que nos amaldiçoam, rezar pelos caluniadores, dar a outra face depois de tomar uma bofetada, dar a túnica quando alguém já nos tomou o manto, etc….nós nos apavoramos. Jesus nos chama a um ideal mais pleno, mais radical: AMAR O INIMIGO.

Não há nada mais evangélico do que esta máxima de Lucas, certamente difícil de ser colocada em prática. Este ideal pressupõe naturalmente um uso da liberdade muito maduro: ser livre para amar não como eu quero, mas como Deus quer que nos amemos. Sem condições. Amar quem nos ama, quem nos elogia, quem nos prestigia, é muito fácil. Todo jogo dos interesses passa por este tipo de relação. Mas amar quem nos prejudica, quem nos amaldiçoa, quem não corresponde às nossas expectativas, é mais difícil e impossível sem a graça de Deus.

E agora, como fazer isso e por que agir assim? A grande chave para que nós possamos compreender isso está justamente nessa expressão de Jesus: “O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.” Quando nos colocamos no lugar do outro, quando nos envolvemos com o nosso próximo nós podemos compreender as suas motivações e assim, podemos perdoar, compreender, acolher.Depois também Jesus nos faz outras indagações: qual a recompensa que nós teremos se fizermos o bem só a quem nos fizer o bem? Se amarmos somente a quem nos ama, qual será o mérito?

Se emprestarmos dinheiro somente a quem pode nos pagar, com certeza, nós não estamos agindo por amor, mas sim, por conveniência. Outra expressão que nos ajuda a compreender: “sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus”. Finalmente Jesus nos dá a dica para que sejamos misericordiosos como o Pai é misericordioso: não julgar, porque então também não seremos julgados; não condenar, porque também não seremos condenados; perdoar para que sejamos perdoados; dar para poder então, receber.

Enfim, com a mesma medida com que nós medimos os outros, isto é, da mesma forma, na mesma proporção, do mesmo jeito, nós seremos também medidos. Meu irmão ,minha irmã vamos refletir: Você tem dificuldade em acolher essa Palavra? Qual das orientações de Jesus lhe é mais difícil de viver? Como você costuma julgar as pessoas que erram? Você costuma fazer o bem sem olhar a quem, ou você só ajuda a quem você conhece?

Amem

Abraço carinhoso de

Maria Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário