BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de ago. de 2010

...terás um tesouro no céu.- Missionários Claretianos

Segunda-feira, 16 de agosto de 2010

20ª Semana do Tempo Comum

Santo Estevão da Hungria (Memória facultativa).


Outros Santos do Dia: Bento José Labre (peregrino mendicante), Bernadete Soubirous (vidente de Lourdes, virgem), Caio e Cremêncio (mártires de Zaragoza), Calisto, Carísio e Companheiros (mártires de Corinto), Contardo de Este (peregrino), Drogo de Sebourg (eremita), Engrácia de Zaragoza (virgem, mártir), Frutuoso de Braga (bispo, abade), Lamberto de Zaragoza (mártir), Magno de Orkney (mártir), Optato, Lupércio, Sucesso, Marcial, Urbano, Júlio, Quintiliano, Públio, Fronto, Félix, Cecílio, Evêncio, Primitivo, Apodêmio e Saturnino (mártires de Zaragoza), Paterno de Abranches (bispo), Turíbio de Astorga (bispo), Turíbio de Mans (bispo), Turíbio de Palência (abade).

Primeira leitura: Ezequiel 24, 15-24
Ezequiel servirá para vós como sinal: fareis exatamente o que ele fez.
Salmo responsorial: Deuteronômio 32, 18-21
Esqueceram o Deus que os gerou.
Evangelho: Mateus 19, 16-22
Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, e terás um tesouro no céu.

A preocupação pela vida eterna leva um jovem a procurar Jesus. O jovem se diz cumpridor de todos os mandamentos expressos na lei. Porém, sabe que alguma coisa está faltando. Sabe que não basta cumprir os mandamentos ao pé da letra. Sabe da necessidade de expressar o amor eficaz ao próximo, mas que para isso é preciso desfazer-se da riqueza ou colocá-la a serviço dos pobres e, depois, seguir Jesus.

Mas é justamente isso o que mais custa ao jovem, que parece muito rico. O nosso compromisso batismal faz de nós missionários a serviço da vida, provoca o despojamento para viver o serviço ao próximo como caminho para a configuração com Cristo. Por outro lado, corremos o risco de cair na idolatria do dinheiro: estudamos para ter mais dinheiro e nos associamos para conseguir mais dinheiro.

Essa é a lógica das sociedades capitalistas, que inverteram os valores, convertendo o instrumental no essencial e o realmente essencial em secundário. O questionamento de Jesus deve chegar aos poderosos da terra, responsáveis pelo empobrecimento de mais da metade da humanidade; a eles Jesus pede: vendam tudo e devolvam aos pobres o que a eles pertence.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário