BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de ago. de 2010

Se ele te ouvir, tu ganhaste teu irmão.- Missionários Claretianos

Quarta-feira, 11 de agosto de 2010

19ª Semana do Tempo Comum

Santa Clara, Virgem (Memória).

Outros Santos do Dia: Digna (venerada em Todi), Filomena de Roma (mártir), Heliano de Filadélfia (mártir), Lélia (virgem, da Irlanda), Rufino de Assis (bispo, mártir), Sereno de Marselha (bispo), Tibúrcio e Suzana (mártires de Roma).

Primeira leitura: Ezequiel 9, 1-7; 10, 18-22
Marca com uma cruz na testa os que gemem e suspiram por causa de tantos horrores que se praticam em Jerusalém.
Salmo responsorial: 112, 1-6
A glória do Senhor vai além dos altos céus.
Evangelho: Mateus 18, 15-20
Se ele te ouvir, tu ganhaste teu irmão.

O tema da reconciliação é um processo humano interpessoal. A nossa vida não estão isenta de conflitos. Na vida sempre vai haver alguma forma de ofensa na conduta humana. Jesus parte dessa realidade e apresenta uma novidade: a reconciliação. Primeiro em nível pessoal, depois com a presença de duas testemunhas e finalmente com a presença de toda comunidade.

Jesus está pensando nas pessoas que querem aprender e crescer. Pessoas que aceitam com maturidade o erro e se disponham a fazer o caminho de volta. Mas para isso é preciso arrependimento e compromisso para mudar. No batismo, os cristãos começam uma peregrinação na fé, assumem a responsabilidade de “ser” na Igreja, de enriquecê-la com seus dons. Apaixonar-se pelo desejo de construção de comunidades fraternas, onde circule o amor, o serviço e o compromisso.

O mundo de hoje, em meio a muitos conflitos, oferece o desafio à Igreja: de ser sinal de reconciliação, de paz e de justiça. As guerras, que diariamente surgem por todo o planeta, devem ser firmemente contestadas. Devem prevalecer propostas de diálogo e negociação em favor da paz. Não é nada profético nem cristão permanecer indiferente, enquanto o mundo se quebra. É importante que sejamos construtores da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário