BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de ago. de 2010

Quem se salvará? - Maria Elian

17 de agosto de 10 – terça-feira.

Evangelho (Mt 19, 23-30)

“Quem poder ser salvo?”

O jovem do evangelho de ontem, quando soube que precisaria se desfazer, de seus bens, ter o despego a suas riquezas, em favor dos pobres, desistiu de fazer o que lhe faltava para possuir a vida eterna. Após, a decisão dele, hoje Jesus fala a seus discípulos: “...é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.” Sempre usamos esse provérbio quando falamos que algo é humanamente impossível. Os discípulos ainda não entendiam o sentido do serviço e da gratuidade, e perguntam espantados a Jesus: “Quem pode ser salvo?” Afinal eles largaram tudo para segui-lo, e não receberiam nada em troca? Jesus responde: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível... Todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe... em meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.

Quando o homem se apaga a seus bens materiais, ao conforto, ao poder que o dinheiro dá, quando usa da riqueza para explorar, subornar, quando em seu coração só existe lugar para as coisas da terra, quando é difícil abrir mão de algo em favor do próximo, ou para Deus, para ele é impossível entrar no reino do céu. Será que é possível para mim abrir mão de algo pelo nome de Jesus? Minha fé é forte o bastante para me entregar, me abandonar a providência divina?

São Francisco, enquanto rezava em uma igreja, ouviu de Cristo: "Francisco, restaura minha casa decadente". Francisco era filho de um rico comerciante, vendeu todas as mercadorias do pai, e restaurou aquela igreja. O pai de Francisco o deserdou. E assim, renunciando aos bens paternos, São Francisco iniciou sua vida religiosa, e uniu-se a irmã pobreza. Santa Edwiges era duquesa, rica, e usou seu dinheiro para ajudar os pobres e a construir mosteiros. São apenas dois exemplos de pessoas ricas, que se tornaram santas. São Francisco foi radical, se despojou de tudo. Santa Edwiges, podemos dizer que administrou seus bens, e os usou em favor dos pobres. Eles receberam sua recompensa, a vida eterna. Essa é grande riqueza que espera que o discípulo de Jesus, o amor e o Reino de Deus. Que nada nos impeça de seguir a Jesus para alcançarmos a vida eterna.

Um grande abraço a todos

Elian

Oração
Pai, desapega meu coração das coisas deste mundo, livrando-me da ilusão de buscar segurança nos bens acumulados. E reforça minha fé na Providência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário