BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de ago. de 2010

Quem ama a sua vida, perdê-la-á- Missionários Claretianos

Terça-feira, 10 de agosto de 2010

19ª Semana do Tempo Comum

São Lourenço, Diácono, Mártir (Festa).

Outros Santos do Dia: Astéria de Bérgamo (virgem, mártir), Aurélio (mártir, venerado em Cutigliano), Bassa, Paula e Agatônica (virgens, mártires), Deusdedit de Roma (leigo), Gerôncio da Danônia (rei, mártir), Irineu (mártir, venerado em Cutigliano), Tiento e Companheiros (monges, mártires).


Primeira leitura:
2 Coríntios 9, 6-10.
Aquele que dá a semente ao semeador e o pão para comer, vos dará rica sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.
Salmo responsorial: 112,1-9.
Feliz o homem caridoso e prestativo.
Evangelho: João 12,24-26.
Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conserva-la-á para a vida eterna.

A leitura de hoje traz a comparação da natureza para expressar o seu verdadeiro sentido. A vida só tem sentido quando doada. Só assim ela se transforma em vida nova e não morre sufocada em si mesma. O grão de trigo adquire vida nova quando aceita desaparecer debaixo da terra e morrer. Assim foi com a vida de Jesus e com a vida de São Lourenço, cuja festa celebramos hoje.

São Lourenço, padroeiro dos diáconos, tem como missão o serviço na comunidade e aos irmãos. Lourenço aceitou doar a vida por uma causa. Doou-se a si mesmo, depois de ter escolhido o bem maior que é Jesus Cristo. Diante de tanto egoísmo presente na vida das pessoas, entendemos o quanto é importante a partilha da vida, dos bens e dos dons. O egoísmo é mortal e estéril, enquanto a vida é doação.

A semente que pretende conservar-se não comunica vida. Jesus compara sua vida à da semente: ser doação para que as pessoas tenham vida, porque Deus Pai é assim: fonte e princípio de vida para todos. Quem quisesse segurar o ar que respira somente para si, morreria sufocado.

Um egoísta é alguém que quer segurar o fôlego só para si e não admite partilhar com os outros. Por isso a última ação de nossa vida é expirar, que também significa dar a vida, entregar o espírito. A vida só circula na medida em que é recebida e doada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário