BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de ago. de 2010

Os trabalhadores da última hora - Maria Regina

18/8/2010.

Evangelho (Mateus 20, 1-16)

A justiça divina.

Jesus compara o Reino dos céus, com a história do patrão que vai em busca de operários para sua vinha. O patrão sai para contratar trabalhadores pelo menos cinco vezes durante o dia, com os primeiro contratados ele combinou uma moeda de prata por dia. Quando, chega a hora do pagamento, o patrão pede ao administrador que pague uma diária a todos, começam pelos que foram contratados por último. Lógico que os que foram contratados por primeiro não concordaram, trabalharam mais, queriam receber mais, não era justo.

Fica claro para nós, no evangelho de hoje, que a justiça divina é diferente da justiça humana. Com certeza qualquer um de nós também ficaria chateado, achando com razão que o patrão foi injusto. Quando nos colocamos a serviço de Deus, da Igreja, não assinamos contrato ou fazemos acordo algum com Deus. Simplesmente aceitamos por amor a Deus, pelo amor que Ele tem a cada um de nós. O Senhor da messe, assim como patrão do evangelho, chama e vai e busca de operário a qualquer hora do dia ou da noite. E da mesma forma que existem em nossas comunidades pessoas que estão a serviço há muito tempo, também podem aparecer hoje pessoas que estão dispostas a ajudar. Isso muita vezes gera ciúmes, é comum ouvirmos: “Eu sirvo a comunidade há muitos anos...” Eu acredito que isso não importa para Deus. O que importa e o comprometimento, a gratuidade e o amor ao serviço. Para justiça divina todos somos iguais. Independente do tempo que servimos. A recompensa é perceber que podemos viver em harmonia, que somos capazes de partilhar, que podemos tornar o mundo melhor, e que somos dignos das graças divina.

E muitas nos pegamos conversando com Deus, contando a Ele as boas ações que praticamos, e por isso acreditamos que merecemos uma recompensa, parece que esquecemos que Deus conhece o mais íntimo do nosso ser, e Ele nos concederá suas bênçãos conforme a sua vontade, confiemos sua providência divina. Deus chama a todos, em lugares e tempos diferentes, mas com o mesmo objetivo, anunciar a boa nova, e colaborar com a construção do Reino de Deus. Como diz o profeta Isaias: Deus é diferente mesmo! Ele não cabe nos nossos pensamentos (Is 55,8-9).

Um forte abraço a todos.

Elian

Oração
Pai, que eu jamais me deixe levar pelo espírito de ambição e de rivalidade, convencido de que, no Reino, somos todos iguais, teus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário