BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de ago. de 2010

Os discípulos e o jejum - Missionários Claretianos

Sexta-feira, 3 de setembro de 2010

22ª Semana do Tempo Comum

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (Memória)


Outros Santos do Dia: Aigulfo de Lérins (abade, mártir), Ambrósio de Sens (bispo), Aristeu e Antonino (mártires), Ansano de Milão (bispo), Basilissa de Nicomédia (virgem, mártir), Cutburga de Wimborne (viúva, abadessa), Eufêmia, Dorotéia, Tecla e Erasma (virgens, mártires de Aquiléia), Febe (mãe de família e diaconisa, citada na Carta aos Romanos, 16, 1-2), Frugêncio de Fleury (monge, mártir), Hereswitha de Chelles (princesa, viúva, monja), Mansueto de Toul (bispo), Régulo de Rheims (monge, bispo), Sandálio de Córdova (mártir), William de Bérgamo (ou da Brescia, bispo), Zeno e Cariton (mártires).

Primeira leitura: 1 Coríntios 4, 1-5
O Senhor manifestará os projetos dos corações.
Salmo responsorial: 36, 3-6.27-28.39-40
A salvação de quem é justo vem de Deus.
Evangelho: Lucas 5, 33-39
Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.

O jejum era empregado pelo povo judeu nos momentos de dor e lamentação. Os discípulos de João Batista viviam asceticamente; os discípulos dos fariseus eram observantes dos jejuns cerimoniais. Por isso, enquanto Jesus está no meio dos seus, não há necessidade de jejum, tamanha é a alegria da presença.

Jesus apresenta três parábolas para demonstrar que o pensamento antigo de um Deus (castigador e vingativo), se choca com a nova concepção de Deus (o Pai amoroso, misericordioso). Não se pode mesclar a Lei mosaica, que oprimia o povo, com a Lei de Deus ensinada por Jesus: o amor. É por isso que não se pode usar pano novo para remendar vestido velho; não se põe vinho novo em odres velhos; ninguém quer um vinho novo quando provou antes o velho. Deus fez algo novo em Jesus.

Nós, como cristãos, somos chamados a seguir anunciando a Novidade de Jesus neste mundo cheio de tantas injustiças e sinais de morte. Para isso é preciso estar abertos aos novos tempos que o Espírito de Deus nos apresenta e isso vamos conseguindo através da oração, da meditação e da reflexão pessoal.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário