BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de ago. de 2010

O Mestre se transfigura - Fr. Denis Francisco


Lc 9,28b-36

Lucas é o evangelista que mais se preocupa narrar os fatos e os momentos da vida de Jesus no meio dos homens. Por isso, o seu texto procura ser original segundo as fontes do seu tempo.

Lucas, no evangelho de hoje, narra a transfiguração de Jesus na montanha (Monte Tabor). Jesus leva consigo os discípulos mais próximos: Pedro, Tiago e João.

“Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa mudou de aparência” (29). Jesus está rezando. O diálogo com o Pai faz com que ele fica diferente. “Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: Eram Moisés e Elias”(30). Lucas faz um paralelismo do Novo Testamento com o Velho Testamento, apresentando os profetas que tiveram um laço profundo com Deus.

Moisés conversava constantemente com Deus e foi ele quem resgatou o povo hebreu das mãos dos egípcios. Elias é o profeta que condena a escravidão do povo durante o reinado corrupto de Acab e Jezabel. O rei, por desejo de sua esposa Jezabel, persegue o profeta e manda matá-lo. Há ainda outras explicações que podem comparar Jesus com o profeta Elias; confere (1Reis 17-22).

“Da nuvem saiu uma voz que dizia: ‘Este é meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz!”(35). Jesus é o eleito do Pai para resgatar o “ser humano” abandonado e corrompido pela injustiça. Ele é a luz da verdade, caminho e vida que leva ao Reino dos Céus; ao contrário do reinado corrupto dos homens na terra. Agora, fica fácil entender porque Lucas narra os profetas na transfiguração de Jesus: Moisés resgata o povo hebreu da escravidão egípcia e Elias condena a injustiça social e religiosa de seu tempo.

Oração da vida

S. João Vianney era pároco. Certa vez ele começou a perceber que todos os dias um homem da roça ficava horas na igreja, mas quieto, sem dizer nada. O padre achava estranha aquela atitude. Um dia aproximou-se dele e perguntou: “O que o senhor faz aqui desse jeito, sem dizer nada para Deus?” O homem respondeu, apontando para o sacrário: “Eu olho para Ele e Ele olha para mim!” Esta é a oração de contemplação. As palavras desaparecem e os corações se encontram e se comunicam de maneira muito mais profunda do que através de palavras.

Essa historinha vai de encontro com o evangelho de hoje que fala da oração. No momento de sua transfiguração, Jesus presencia sua morte na cidade Santa. Ele transfigura porque reza. Nós podemos também nos transfigurar rezando. Eis ai um exemplo da importância da oração! Ela, de fato, revela-nos o que Deus prepara para nós, seja no presente ou no futuro. Também nos propicia segurança para encararmos os desafios atuais e, principalmente, nossos problemas pessoais. Rezar sempre resolve!

Com Santo Afonso, falamos com Jesus

Verbo Eterno, gastastes trinta e três anos de suores e privações. Destes o sangue e a vida para salvar os homens, nada poupando para vos fazerdes amados por eles.

Como pode haver homens que, sabendo disto, ainda não vos amam? Ó Deus, eu me encontro no número destes ingratos. Compreendo o mal que fiz. Jesus, tende piedade de mim.Ofereço-vos este meu coração: ingrato, mas arrependido. Arrependo-me, sobretudo, caro Redentor, de vos haver desprezado. Arrependo-me e vos amo com toda minha alma.

Minha alma ama um Deus amarrado como um réu por ti, flagelado como um escravo por ti, um Deus finalmente morto na cruz como um criminoso por ti. Sim, meu Salvador e meu Deus, eu vos amo. Recordai-me sempre o que sofrestes por mim, para que não mais me esqueça de vos amar.

Cordas que amarrastes Jesus, prendei-me com Jesus. Espinhos que coroastes Jesus, feri-me de amor para com Jesus. Pregos que transpassastes Jesus, pregai-me na cruz de Jesus a fim de que eu viva e morra com Jesus. Sangue de Jesus, inebriai-me de santo amor. Morte de Jesus, fazei-me morrer a todo afeto terreno. Pés transpassados de meu Senhor, eu vos abraço; livrai-me do inferno que tenho merecido. Jesus, no inferno não poderei vos amar, mas eu quero vos amar sempre. Querido Salvador, salvai-me, uni-me a vos e não permitais que eu vos perca!

Maria, refugio dos pecadores, Mãe de meu Salvador, ajudai a um pecador que deseja amar a Deus e se recomenda a vós. Socorrei-me pelo amor que tendes a Jesus Cristo. Amém! “Prática do Amor a Jesus Cristo”. Santo Afonso Maria de Ligório.

Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira CSsR (denisfcssr@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário