BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de ago. de 2010

Jesus é senhor do sábado - Sal

04 DE SETEMBRO

Evangelho - Lc 6,1-5

Os constantes atritos entre Jesus e os fariseus aconteciam por que Jesus fazia o que era correto e absolutamente certo. Os fariseus seguiam a Lei de Moisés a qual havia sido alterada pelos doutores da Lei, a mando dos Sumos Sacerdotes, para poderem manter os seus privilégios. Desta forma, eles davam muita importância a coisas sem importância como a obediência ao descanso sabático, e não seguiam o principal mandamento de Deus, referente ao amor ao próximo.

Hoje o relacionamento humano não mudou nada. São discussões, brigas, rixas, assassinatos, guerras, etc. Movidos pelo egoísmo e às vezes pelo próprio demônio, as pessoas ignoram o mandamento de Deus, “ Amai-vos uns aos outros”, e cada um age de acordo com o seus próprios interesses, pisando nos demais, e reagindo com energia e mesmo violência quando os prejudicados reclamam seus direitos.

Assim, brigas e desentendimentos ocorrem nas famílias, principalmente entre irmãos, movidos pelo ciúmes da preferência e do amor dos pais, do sucesso de uns e do fracasso de outros, na hora de repartir a herança, etc. São filhos que não respeitam os pais, são pais que não dão bons exemplos e depois cobram dos filhos aquilo que eles mesmo não seguem...

Os atritos que por vezes ocorrem entre os vizinhos, são por sua vez originados geralmente pela concorrência, pelo egoísmo e principalmente por ignorar o mandamento de Deus relacionado ao amor ao próximo como a ti mesmo. Cada um se acha no direito de fazer o que bem entende, sem se importar se está ou não prejudicando, ou incomodando o seu vizinho. E as brigas começam quando o prejudicado reclama. Porque, aquele que desrespeita o direito do outro, nem sempre se considera errado e parte para a violência.

Tudo isso acontece no difícil relacionamento humano, justamente por causa de muita gente ignorar o segundo mandamento. Talvez até respeitem um pouco o primeiro mandamento, Amar a Deus sobre todas as coisas, porém quanto ao segundo, a maioria até conhece, mais passam por cima, daquilo que Jesus recomendou tanto, avisando que era de suma importância para a nossa salvação: O amor ao próximo, o “Trate os outros como você gostaria de ser tratado”, que se resume em uma só palavra: CARIDADE.

Sal

CONCLUSÃO:

É muito fácil a gente ver o que as pessoas estão fazendo e, a partir da aparência dos seus atos e de princípios previamente estabelecidos, emitir os nossos juízos e opiniões. O Evangelho de hoje mostra para nós os erros que podemos incorrer com este tipo de comportamento. Podemos fazer com que Deus se torne o grande opressor da humanidade, porque é um grande ditador e está à espera para punir a todos os que lhe desobedecem e não um Pai amoroso e podemos também deixar de olhar a realidade das pessoas e as suas motivações, que podem modificar profundamente a nossa opinião a respeito delas. (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário