BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de ago. de 2010

Ficai preparados! - Missionários Claretianos

Quinta-feira, 26 de agosto de 2010

21ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Adriano de Nicomédia (mártir), Alexandre de Bérgamo (mártir), Bregowine de Cantuária (monge, bispo), Elias de Siracusa (monge, bispo), Félix de Pistóia (eremita), Gelásio de Heliópolis (mártir), Ireneu e Abúndio (mártires), Isabel Bichier des Ages (fundadora), Margarida de Faenza (abadessa), Pelágia (viúva, foi a mãe de Santo Arédio), Rufino de Cápua (bispo), Segundo de Ventimiglia (mártir, s. III), Simplício e seus filhos Constâncio e Vitoriano (mártires de Marsos), Teresa de Jesus Jornet e Ibars (virgem, fundadora), Vítor de Cesaréia (mártir), Zeferino I (papa, mártir).

Primeira leitura: 1 Coríntios 1,1-9
Nele fostes enriquecidos em tudo.
Salmo responsorial: 144, 2-7
Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor.
Evangelho: Mateus 24,42-51
Ficai preparados!

Encontramos aqui um claro convite a estar preparados para a iminente chegada do reino. Entretanto, é importante reconhecer que nas primitivas comunidades cristãs, esta dimensão escatológica (dimensão voltada para o fim último) foi se desgastando pelas perseguições e pelas contínuas crises. Nesse sentido, o texto tem um grande valor, pois preenche de dinamismo a espera, imprimindo-lhe radicalidade e ética.

Ser empregado fiel consiste em não parar na tarefa encomendada de anunciar e construir o reino. Essa tarefa supera as euforias e as crises para se tornar algo consistente que não esmorece; somente os que permanecem firmes nesse compromisso estão em condições de ver e entender a vinda plena do reino. Jesus realiza sua ação nas coordenadas da história, das realidades pessoais e comunitárias.

O mundo de hoje tende a afundar na desesperança, causada pela imensidão do empobrecimento, da fome crescente, da exclusão sistemática dos que não servem para a máquina do capital. É aí, nesses cenários, que nós cristãos precisamos exercer nosso compromisso, sem demoras e sem esfriamento.

É necessário retroalimentar, qualificar e atualizar esse compromisso. Dessa maneira, sempre vamos encontrar motivos para continuar construindo e lutando, em conformidade com os desafios dos novos tempos.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário