BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de ago. de 2010

EVANGELHO DE HOJE

Quinta-feira, 26 de agosto de 2010


"A dúvida é o sal do espírito, sem uma pitada de dúvida, todos os conhecimentos em breve apodreceriam." (Émile-Auguste Chartier)

Vigiar para ser fiel

Mt 24,42-51

Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.

Jesus disse ainda:

- Sabemos que é o empregado fiel e inteligente que o patrão encarrega de tomar conta dos outros empregados, para dar a eles os mantimentos no tempo certo. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas, se o empregado for mau, pensará assim: "O meu patrão está demorando muito para voltar." Então começará a bater nos seus companheiros, e a comer, e a beber com os bêbados. E o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os hipócritas vão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

De várias maneiras e com diversas parábolas Jesus revela o sonho de Deus para a humanidade. Neste evangelho Jesus conta três parábolas: a do ladrão, a do empregado fiel e a do empregado mau. Conforme relata o evangelista Mateus, o que Jesus disse naquela época aos discípulos? “ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor”! a resposta exige muita reflexão, mas a realidade dessa passagem, na verdade não é quando o Senhor virá, o que de fato importa é o dia-a-dia que vivemos. O questionamento é se estamos cumprindo nossas obrigações. Se vamos valorizar nosso voto (política), se estamos cuidando de nossa família (através do dialogo entre pai, mãe, filho, amigo, companheiro) se estamos dialogando com o patrão, com o empregado, se estamos cuidando de nosso planeta etc. tudo isso se refere ao evangelho de Jesus Cristo.

Na comparação com um ladrão Jesus nos alerta sobre nossa vigilância quanto à hora da vinda do Senhor. Protegemos nossa casa 24 horas por dia, do mesmo modo deve ser nossa vigilância quanto à vinda do Senhor: “Porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá”!

Jesus se refere ao empregado bom dizendo: “Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens”. Hora, aquele que confia sua vida a Jesus percebe a generosidade através das bênçãos de Deus.

Você é abençoado? Do mesmo modo sua família, seu bairro, sua cidade, seu trabalho? Se for parabéns!!! Se não for, pare, pensa e reflita sobre seu dia-a-dia, não viva como um empregado maldoso, esse o Senhor “O partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. É você quem decide entre viver ou morrer, não seu patrão, seu pai, sua mãe, seu marido, sua esposa, seu parceiro (é claro, esses contribuem com sua formação, com sua personalidade e tudo mais, mas é você quem decide sua vivência diária. De acordo com a passagem de Gálatas, “No fim, cada um colhe o que semeia (Gl 6,8).

O ensinamento, portanto, das parábolas se refere à vigilância. Se rezamos e temos atitudes que agradam a Deus, não seremos surpreendidos pela visita do ladrão que rouba e mata, mas surpreendidos pela graça e proteção divina. Não podemos prever o futuro, tipo como e quando será o fim do mundo? O que Jesus nos ensina é a ler o presente com a luz da história passada. Mesmo que o Senhor demore a chegar, sejamos vigilantes. Assim como Maria percebeu a presença divina em sua vida e se deixou conduzir por ela, nós também sejamos tocados, através de nossa oração (vigilância), pela presença divina e santificadora e assim nosso dia-a-dia seja repleto de bênçãos, amém.

Vera Lucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário