BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de ago. de 2010

É mais fácil um camelo ... - Missionários Claretianos

Terça-feira, 17 de agosto de 2010

20ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Anastácio de Terni (bispo), Beatriz da Silva (virgem, fundadora das Concepcionistas), Clara da Cruz de Montefalco (virgem), Elias de Enna (monge), Eusébio (papa), Jacinto de Cracóvia (presbítero), Joana Delanoue de Saumour (fundadora), João de Montemarano (bispo), Liberato e Companheiros (monges, mártires), Mamede (mártir, filho dos mártires Santa Rufina e São Teodoro), Nicolau Politi (eremita na Sicília).

Primeira leitura: Ezequiel 28, 1-10
Tu és um homem e não um deus; mas pensaste ter a mente igual à de um deus.
Salmo responsorial: Deuteronômio 32, 26-28.30.35-36
Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
Evangelho: Mateus 19, 23-30
È mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.

As riquezas representam um grave perigo para quem opta pelo seguimento de Jesus. Na sociedade de Jesus, como na de hoje, as diferenças entre ricos e pobres são muito marcadas, por isso Jesus pode se pronunciar com toda clareza.

Ele pertence ao mundo dos pobres, experimentou as carências desde criança e viu a arrogância dos ricos; sabe que o Deus de Israel optou pelos pobres, que as promessas de Deus têm destinatários socialmente bem definidos: os pobres, excluídos e despossuídos.

Desde o início da história, o homem convivia com a riqueza e ela lhe servia de sustento e felicidade. Aos poucos, porém, o ser humano foi conferindo importância a ela, a ponto de ser colocada no centro da vida e determinar a dignidade ou não dos povos, países e cidadãos; e, consequentemente, a carência da mesma indica carência até mesmo dos próprios direitos.

Hoje o evangelho propõe um claro e urgente apelo aos poderosos da terra para que assumam com responsabilidade ética o compromisso com os povos, para que contribuam significativamente na busca do equilíbrio social e econômico.

E o que acontece com quem deixou tudo para seguir Jesus? Eles já fizeram sua parte. Aqui vale a pena ter em conta vidas exemplares como a de Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Antonio Maria Claret, dom Oscar Romero, dom Pedro Casaldáliga, dom Leônidas Proaño e outros seres humanos, repletos de amor por Jesus e pelos pobres, que apostaram toda sua vida colocando-a a serviço da causa dos empobrecidos. Seu testemunho é estimulante para os cristãos de ontem, de hoje e do futuro.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário