BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de ago. de 2010

Deixai as crianças virem a mim - Missionários Claretianos


Sábado, 14 de agosto de 2010

19ª Semana do Tempo Comum

São Maximiliano Maria Kolbe, Presbítero e Mártir (Memória)

Outros Santos do Dia: Atanásia de Constantinopla (mãe de família), Demétrio da África (mártir), Eusébio da Palestina (mártir), Eusébio de Roma (mártir), Marcelo de Apamaea (bispo, mártir), Ursício da Nicomédia (mártir), Werenfrido de Arnheim (monge).

Primeira leitura: Ezequiel 18, 1-10.13.30-32
Vou julgar cada um de vós segundo a sua conduta.
Salmo responsorial: 50, 12-15.18-19
Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!
Evangelho: Mateus 19, 13-15
Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.

O evangelho do dia de hoje apresenta Jesus em contato com os pequenos. Algumas crianças levadas para que ele orasse por elas. É contraditória a atitude dos discípulos ao tentar impedir o acesso das crianças ao mestre. Jesus rompe com essa pretensão orgulhosa e excludente dos discípulos e coloca as crianças no centro, como modelo de acolhida ao projeto de Deus e com este ato dá uma grande lição aos discípulos.

Estamos em um mundo, em todo o sentido “adultocêntrico”. A sociedade deixou de lado a infância como destinatária fundamental do desenvolvimento e da dignidade. São alarmantes os índices de crianças que morrem na guerra, de fome, vitimas da desigualdade social.

Paradoxalmente, hoje há muitas leis em favor da infância, mas são insuficientes, dado o nível de corrupção e a falta de sensibilidade de alguns poderes constituídos.

No contexto mundial, assistimos a um ordenamento estabelecido pelos grandes, pelos poderosos da terra que se crêem a si mesmo como deuses, capazes de definir os destinos do mundo impondo seus interesses às custas do sacrifício dos pequenos, dos empobrecidos de todo mundo. Assumamos então o desafio, não somente de ser, mas de acolher os pequenos como sujeitos preferenciais de nosso agir social e pastoral.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário