BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de ago. de 2010

Agosto(12-quinta)2010 - Fernando

Agosto(12-quinta)2010 Comentário à 1ª Leitura

(19ªsemana T.Comum-9 a 14 agosto ( http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/ )

Ezequiel 12,1-12 Prepara para ti uma bagagem de exilado, em pleno dia, à vista deles.

[Evangelho Não te digo até sete mas até setenta vezes sete.Mateus 18,21-19,1]

Nesse cap.12 o Profeta é ele mesmo um sinal para o povo (entre outros, ver o verso 11). O que transmite, em nome do Senhor, o faz com palavras e gestos simbólicos. Mas a incredulidade continua e, no verso 2, encontramos a expressão (tantas vezes repetida nas Escrituras) usada pelo próprio Nazareno: “eles têm olhos para ver mas não vêem, orelhas para escutar mas não escutam”.

Nós em geral já ouvimos o evangelho muitas vezes. Mas, será que chegamos a prestar atenção à mensagem de misericórdia, amor e compaixão que lá se encontra?

Jesus resumiu (o que os doutores, os escribas e todo o povo já sabia) só há dois mandamentos: amar a Deus e ao próximo. Toda a bíblia é a história do carinho misericordioso do criador e o anúncio da bondade. Jesus passou fazendo o bem e espalhando misericórdia.

Mateus nos versículos de hoje desse cap.18 conta a famosa parábola do servo que foi perdoado de uma enorme dívida mas que pode até estrangular seu colega que lhe devia alguns centavos... A estorinha contada pelo Mestre fala por si e não precisa de muitos comentários.

Faustina Kowalska (1905-1938) foi uma mística polonesa que conta num diário suas visões e sua experiência religiosa. Por ela, ficamos conhecendo uma imagem de Jesus de cujo coração transbordam miríades de raios luminosos representando a Misericórdia divina. João Paulo II, além de sua devoção particular por essa mulher extraordinária nascida na sua pátria polonesa, foi responsável por sua canonização no ano 2000 e, além disso, foi ele quem instaurou a festa da Misericórdia que é celebrada no primeiro domingo depois da Páscoa. Ele também foi autor de várias Encíclicas voltadas para o tema da Misericórdia.

Pensando nos olhos que não enxergam e nos ouvidos que não escutam (Ezequiel 12) encontrei essa oração na internet (escrita por Sta.Faustina K. e aqui resumida):

Que o mais grandioso atributo de Deus, a Sua insondável Misericórdia, possa penetrar pelo meu coração e através da minha alma em direção aos outros.

Ajudai-me, Senhor, para que os meus olhos sejam misericordiosos: que não suspeite de ninguém e não julgue segundo as aparências exteriores. (...)

Ajudai-me, Senhor, para que os meus ouvidos sejam misericordiosos: que eu esteja sempre atenta às necessidades dos outros e os meus ouvidos não sejam indiferentes às dores e aos gemidos do próximo.(...)

Ajudai-me, Senhor, para que as minhas mãos sejam misericordiosas e cheias de boas obras: que só possa fazer bem ao próximo.(...)

Ajudai-me, Senhor, para que o meu coração seja misericordioso (...) Sois Vós que me mandais exercitar nos três graus da misericórdia:

– o primeiro é qualquer ato de misericórdia;

– o segundo é a palavra de misericórdia, ao menos palavra, se não puder realizar uma obra;

– o terceiro, a oração: se não me for possível praticar a misericórdia por atos, ou por palavras, sempre ao menos o posso fazer pela prece. E a minha oração leva-me a atingir mesmo onde já não posso chegar fisicamente.

( prof.FernandoSM, Rio, fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário