BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de ago. de 2010

Agosto(10-terça)2010 - Fernando

Agosto(10-terça)2010 São Lourenço, Diácono e Mártir Comentário à 1ª Leitura

(19ªsemana T.Comum-9 a 14 agosto ( http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

2ª.Coríntios 9,6-10 Distribua cada um conforme seu coração

[ Evangelho se o grão de trigo morre então produz muito fruto João 12,24-26 ]

Interrompemos hoje a sequência das leituras da 19ªsemana do tempo comum para a comemoração do mártir São Lourenço.

O que chegou até nós, sobre o martírio desse diácono da comunidade de Roma em 258 vem de um poema em latim escrito por Aurélio Prudêncio (+400), pelas referências de Ambrósio e Agostinho (+430). Novecentos anos depois também o grande poeta Dante Aleghieri vai celebrar a fama de São Lourenço.

O que sabemos pelo confronto dos dados históricos de várias fontes cruzadas, é que, em 257 o imperador Valeriano decreta grande perseguição aos cristãos A mais famosa vítima dessa campanha imperial para impedir o crescimento do cristianismo é o papa Sixto assassinado com mais 4 diáconos das comunidades cristãs de Roma no dia 6 de agosto de 258. 4 dias depois Lourenço também será morto.

Consta que Lourenço era o diácono administrador das contribuições dos cristãos para o socorro aos pobre da cidade (uma função tradicional dos diáconos); ele teria sido condenado por enganar o prefeito da cidade. Com efeito dele recebera o pedido de ajuntar os “tesouros da igreja” para custear guerras do imperador romano. Lourenço teria pedido um prazo de 3 dias para atender ao pedido do prefeito mas sua ideia era reunir centenas de pobre e mendigos. Apresentando-os ao prefeito disse: esse é o tesouro da igreja!. Esse gesto lhe valeu a condenação à morte lenta.

Como a tradição antiga sempre atribuiu ao sangue desse mártir a cristianização de Roma (afinal esta cidade se tornará mais tarde o centro da cristandade), a leitura escolhida para hoje fala da semente que produzirá muito fruto. O salmo 112 citado na carta 2ª.aos Coríntios (é também o salmo responsorial da missa do dia) refere-se ao socorro aos pobres, um dos gestos que tornaram célebre e popular o mártir Lourenço.

O evangelho escolhido para a festividade de s.Lourenço refere a famosa comparação do grão de trigo que precisa morrer para produzir muito fruto.

Que a memória de são Lourenço, hoje celebrada, possa aumentar a fé na Palavra que desejamos cumprir para sermos também testemunhas (esse o significado do termo grego “mártyr”) doando a vida de cada dia em favor de outros, principalmente dos mais pobres e esquecidos.

Jr 30,1-2.12-15.18-22 Eu te tratei com rudeza por causa do teu endurecimento no pecado. Mudarei a sorte das tendas de Jacó.

[Evangelho 'Senhor,manda-me ir ao teu encontro,caminhando sobre a água'.Mateus 14,22-36]

( prof.FernandoSM, Rio, fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário