BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de jul. de 2010

Sou manso e humilde de coração.- Missionários Claretianos

Quinta-feira, 15 de julho de 2010

15ª Semana do Tempo Comum

São Boaventura, Bispo e Doutor da Igreja (Memória).

Outros Santos do Dia: Abudêmio de Tenedos (mártir), Adalardo, o Grande (monge), Aprônia de Troyes (virgem), Atanásio de Nápoles (bispo), Balduíno de Rieti (abade), Bento de Angers (bispo), Davi de Munkentorp (monge, bispo), Edith de Polesworth (viúva), Egino de Ausburgo (abade), Eterno de Évreux (bispo), Félix de Pavia (bispo, mártir), Pompílio Maria Pirotti (presbítero), Tiago de Nisibis (bispo), Vladimir de Kiev (rei).

Primeira leitura: Isaías 26,7-9.12.16-19
Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó!
Salmo responsorial: 101, 13-21
O Senhor olhou a terra do alto céu.
Evangelho: Mateus 11,28-30
Sou manso e humilde de coração.

Neste breve relato que nos apresenta o evangelista Mateus, faz alusão novamente a um de seus temas preferidos. Os “cansados e agoniados” são os pequenos e ignorantes dos versículos precedentes. A expressão “peso do jugo”, no judaísmo, com freqüência, designa o cumprimento da lei.

Os escribas o haviam sobrecarregado com um número incalculável de prescrições que os simples e pequenos se esforçavam por observar; sem ter a capacidade suficiente para distinguir o fundamental do acidental.

Jesus acolheu os aflitos, os simples e ignorantes, além dos escravos das prescrições do legalismo judaico. Jesus guardava distancia frente ao intelectualismo e ao legalismo. Chama os que estão cansados e agoniados, não para dar-lhes o descanso, mas para propor que eles carreguem um julgo diferente.

O evangelho se vale deste recurso para assinalar que cada pessoa deve assumir na vida uma carga, um peso, um jugo, uma preocupação. Este peso pode ser o das ambições pessoais, o dos problemas econômicos de cada dia, o da violência que nos rodeia.

Para levar o jugo que Jesus nos propõe, o jugo da solidariedade e da fraternidade universal, devemos nos preparar. Não basta a boa vontade, é necessário aprender algumas qualidades: a humildade e a mansidão. Jesus impõe um jugo fácil de ser carregado porque Ele também é parte da comunidade dos pobres, anunciada pelos profetas.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário