BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de jul. de 2010

Parábola do semeador - Padre Queiroz

DIA 23 SEXTA

Evangelho - Mt 13,18-23

Aquele que ouve a palavra e a compreende.
Esse produz fruto.

Aquele que ouve a Palavra e a compreende, esse produz fruto.

Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola do semeador, e a explica detalhadamente. Nela encontramos a razão por que existem pessoas boas e pessoas más no mundo. A diferença começa no nosso modo de ouvir a Palavra de Deus.

O semeador é Deus, a semente é a Palavra dele, que é o seu Filho, a Palavra de Deus encarnada. E o terreno somos nós. A Palavra de Deus é a mesma, e age sempre de modo igual em todas as pessoas. Mas os frutos não dependem só da semente, mas também do tipo de terreno.

Às vezes a ouvimos, mas não a levamos a sério. “Entra por um ouvido e sai pelo outro”. É a terra de beira de estrada. As distrações agem em nós como os passarinhos, que levam a semente antes de ela brotar.

Outras vezes, nós ouvimos ou lemos os discursos de Jesus, vestimos a carapuça e começamos a mudar de vida. Entretanto, não perseveramos. Este é o terreno pedregoso, onde a semente não chega a produzir fruto. A Palavra de Deus é como uma comida especial que “na boca é doce como o mel, mas quando cai no estômago, se torna amarga como o fel” (Ap 10,9). Por isso que há pessoas que sabem a Bíblia de cor, ou é doutor em teologia bíblica, mas não a “engolem”. Fica só no paladar.

E pode acontecer de tentarmos seguir dois caminhos ao mesmo tempo: O de Deus e o do mundo pecador. É a Palavra que cresce entre os espinhos. O resultado é uma vida medíocre e de poucos resultados. Dificilmente escapamos desse tipo de terreno, em que “as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ela não dá fruto”.

“A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse produz fruto.” Compreender é mais que entender, é entender com o coração, entender e viver o que entendeu. E é facílimo, porque a Palavra de Deus nos vem sempre acompanhada pela graça do Espírito Santo, que a faz crescer por si mesma, sem que percebamos.

Esta parábola explica por que agora, mais de vinte séculos após a vinda de Jesus, o mundo ainda está tão distante do seu Evangelho: violências, drogas, abortos, famílias desestruturadas... A culpa não está em Deus, evidentemente. Está no tipo de terreno que somos, que não deixa a Palavra de Deus produzir frutos.

“O justo crescerá como a palmeira... Plantados na casa do Senhor, até na velhice darão frutos” (Sl 92,13-14).

Façamos agora uma pergunta a nós mesmos, com toda sinceridade: Que tipo de terreno sou eu?

Santo Antão nasceu no ano 251, no Egito. Filho de pais cristãos fervorosos, desde cedo afeiçoou-se pela oração e pela vida de união com Deus. Quando tinha vinte anos, numa Missa de domingo, ele ouviu as seguintes palavras do Evangelho: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mt 16,21).

Antão resolveu colocar em prática essas palavras de Jesus. Vendeu todos os seus bens e deu o dinheiro aos pobres. Depois foi para o deserto, a fim de seguir melhor a Jesus. Dessa sua experiência nasceu a vida religiosa contemplativa. Vemos que em Santo Antão a semente caiu em terra boa.

Peçamos a Maria Santíssima, que acolheu tão bem a Palavra de Deus no seu coração, no seu seio e na sua vida, que ela nos ajude a nos abrirmos à Palavra do seu Filho, a fim de a compreendermos e vivermos do jeito que ela viveu, produzindo muitos frutos.

Aquele que ouve a Palavra e a compreende, esse produz fruto.

Padre Queiroz

Enviado por Vera Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário