BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de jul. de 2010

O semeador - Maria Elian

23 de Julho de 2010 - sexta-feira

Evangelho - Mateus 13, 18-23

“E o que recebeu a semente em boa terra é aquele que ouve a palavra e a entende”.

No evangelho de hoje, Jesus explica a seus discípulos a parábola do semeador. Jesus orienta seus discípulos, quanto àqueles que ouvem, acolhem e praticam a palavra do Senhor. Esses se comprometem a promover e anunciar o Reino de Deus. Fala principalmente daqueles que ouvem, mas permanecem com seus corações fechados. Faz uma comparação do coração dos homens a diferentes tipos de terrenos. Quantas vezes quando ouvimos a palavra, temos a certeza de que foi direcionada a nós? Após uma homília,alguma vez você deve ter dito: o que o Padre falou foi para mim, eu já tenho a resposta que precisava. E isso nos faz feliz, nos dá a certeza de que Deus cuida de mim, cuida de nós. É a Palavra agindo em nosso coração.

Desde terça-feira, quando refletimos a parábola do semeador, em algum momento, me perguntei e consegui definir que tipo de terreno eu sou? Será que sou um pouco de cada terreno? O melhor seria mesmo definir, não ter dúvidas. Se existe a necessidade de transformação, que tal buscar e deixar se transformar pela Palavra de salvação?

Vejamos então, o que Jesus nos diz sobre os tipos de terrenos: ouvir a Palavra, não compreendê-la, ser indiferente... Nesse coração a Palavra não penetrou, “vem o maligno e rouba o que foi semeado”, como a semente que foi semeada “a beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram”. O que dizer daquele coração cheio de entusiasmo, animação, recebe a palavra com muita alegria, muita disposição, mas quando surge a primeira dificuldade, as perseguições e sofrimentos por causa da Palavra? Desanima e desiste de tudo, como o terreno pedregoso, não permitiu que Palavra criasse raiz. E quando o nosso coração está iludido, enganado, seduzido pelo dinheiro, vaidade e facilidades que o mundo oferece? Os espinhos materialistas e egoístas sufocaram a Palavra, a semente nada produziu. E existe também aquele coração que vive sua fé, que procura entender, aprender a Palavra. Cultiva o bem, a verdade, a caridade. Esse coração uniu a fé à prática da Palavra, vive o evangelho. Como a terra boa, onde a semente produz fruto, e sem obstáculos acolhe a Palavra se compromete com o Reino, com a comunidade, com o próximo.

Um abraço amigo a todos.

Elian

Oração
Pai, dá-me ouvidos dóceis que me coloquem em comunhão com Jesus, de modo que eu possa deixar-me instruir e me transformar por ele. Que o teu Espírito Santo me revista de fortaleza, e me predisponha a enfrentar todos os contratempos da vida para produzir os frutos que esperas de mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário