BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de jul. de 2010

Comentário do prof. Fernando

SÁBADO - 17 de julho - 15ª semana do Tempo Comum

Comentário à 1ª Leitura - Miquéias 2,1-5

Cobiçam terras e casas, e com violência as roubam

[ Evangelho Mateus 12,14-21:

fariseus planejam para matar Jesus (que se retirou e multidões o seguiram). Ele curou a todos ]

Miquéias é um profeta contemporâneo do grande Isaías e de Oseias. O livro alterna ameaças de destruição do reino e promessas de restauração. Há trechos claramente anteriores à queda do reino do norte (721 a.C.) e outros que falam da volta do exílio. O trecho de hoje insere-se na parte do livro que é como um processo no tribunal de Jahwé contra Israel. Predominam as acusações de injustiças: ricos ambicionando e roubando mais terras, agiotas impiedosos, fraudes em toda parte inclusive entre sacerdotes e profetas sem escrúpulos, juízes vendidos. O profeta anuncia os castigos de destruição contra tantas injustiças sociais e no cap.1 já se anunciava a destruição da capital (invadida por Sargão II da Assíria e deportação dos vencidos).

O evangelho parece anunciar só esperança como se os oráculos de condenação tivessem todos cessado com o último dos profetas: João Batista que ainda pedia conversão do pecado e anunciava a condenação: “o machado está junto à raiz” para derrubar essas árvores do mal. Com efeito, como realização de palavras de outro profeta, Jesus é só afeição, compaixão, misericórdia e esperança de restauração da justiça e do direito.

O evangelho de hoje refere-se não à maldade humana feita de cobiça e violência sobre os mais fracos, mas à bondade do Espírito divino que foi derramado sobre aquele homem de Nazaré. Com imagens de uma poesia muito forte fala-se em: ele é o meu amado sobre o qual coloco minha afeição... o meu Espírito... ele anunciará o direito... não gritará... não quebrará o caniço frágil... não apagará a mecha ainda fumegante... nele todos os povos depositam sua esperança.

Só com esses sentimentos alguém pode ser discípulo de tal Mestre.

( prof.FernandoSM, Rio, fesomor2@gmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário