BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de fev. de 2010

Os filhos Pródigos de hoje.

14 de março- Domingo

Primeira Leitura: Josué 5, 9-12

Na primeira leitura os israelitas estão comemorando a Páscoa na planície de Jericó. Nós também dentro de pouco tempo vamos comemorar a passagem da morte para a vida, ou seja, a Nova Páscoa da Nova Aliança. E para comemorar esta festa, precisamos mudar muitas coisas dentro de nós. Precisamos matar os pecados através de uma santa confissão, e alimentar a nossa alma com a Eucaristia para não cairmos mais em pecado. Este é o procedimento básico da nossa páscoa. Depois até podemos almoçar com a família e comer ovos de chocolate com o devido cuidado principalmente os diabéticos.

Segunda Leitura: 2º Coríntios 5, 17-21


Na segunda carta de São Paulo aos Coríntios, ele nos ensina que “todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. E isso vai acontecer logo que chegar a Páscoa quando nos reconciliarmos com Deus, através do sacramento da confissão. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo, por Cristo, e nos confiou o ministério desta reconciliação.”

E Paulo nos exorta a nos reconciliar com Deus. Isso acontece porque a nossa espiritualidade é uma conversão constante, uma conversão diária. E a data magna da nossa conversão anual, é por ocasião da Páscoa.

Evangelho: Lucas 15, 1-3.11-32


Ainda hoje têm muitos pais e principalmente mães chorando por causa do filho ou da filha que saiu de casa para estudar na Capital, ou o filho que conseguiu um emprego no exterior, ou que foi transferido pela empresa em que trabalha para outra cidade. Passam-se os meses e a mãe chora quase todo dia ao olhar a foto do filho ou da filha querida, não vendo a hora de ver a sua pessoa entrar pela porta.

Mas finalmente os filhos voltam nas férias, no Natal, e todos matam a saudade enquanto eles estranham o quanto os seus filhos ficaram diferentes, ou o quanto mudaram.

Mais a dor maior dos pais é quando eles perdem um filho. Quando menos se espera, uma jovem ou um jovem cheio de saúde e esperança no futuro vem a morrer. Morrer de acidente, AIDS, dengue, etc

Outros pais perdem os filhos para a violência, este monstro que está devorando a sociedade atual. Jovens que pelas mais diversas razões saem de casa para viver as suas vidas deixando os pais irremediavelmente tristes.

Prezados irmãos. Isso é bem parecido com a estória do Filho Pródigo do Evangelho de hoje, narrada por Jesus, para retratar uma realidade do seu tempo e ao mesmo tempo mostrando o que acontece quando nos afastamos de Deus, quando fugimos da casa do Pai.

E podemos entender com este texto, o quanto o Evangelho é uma mensagem atual. Porque os filhos pródigos de hoje também abandonam os pais e se aventuram por diversos caminhos tão perigosos que eles acabam por se perderem completamente sem saber mais que rumo tomar, e sem menos esperar, estão presos em uma penitenciária, onde comem uma comida parecida com aquela que o filho pródigo da liturgia de hoje pegava dos porcos para matar a sua fome.

Outros filhos pródigos da atualidade somem ou morrem cedo em decorrência da vida perigosa a qual se envolvera. Tudo aquilo para eles, por serem jovens, pode até talvez representar divertimento, tendo em vista o alto grau de aventura, e adrenalina. Porém para os pais, principalmente a mãe, as emoções são outras. Sofrimento em dose dupla. Sofrimento que não os deixa dormir e até mesmo comer.

Por outro lado, porém em alguns casos, é grande a alegria quando um desses jovens volta para casa para a alegria dos pais.

A mãe, já tanto sofrida e abatida, nem acredita no que vê. Aquela filha que um dia partiu de casa dizendo: Mãe. Vou viver a minha vida. Ou o filho que um dia disse: Pai. Não dá mais! “Tô indo pro o mundo.” Vou correr atrás.

Ou aquele outro filho que teve de fugir às pressas de casa para não ser preso. Saiu apenas com a roupa do corpo. Outro filho pródigo que nem voltou para casa naquele dia do tiroteio... E um ano depois de tantas lágrimas e orações dos pais, recebem uma ligação telefônica. Era ele avisando que estava vivo, porém não podia dizer onde estava. A mãe faz perguntas, ele diz que precisa desligar...

Prezados irmãos. Estes são os filhos pródigos produzidos pela sociedade atual, que é fruto da mídia em todas suas modalidades: cinema, televisão, internet etc.

Nós cristãos de todas as religiões, podemos fazer muito para evitar esse tipo de sofrimento das famílias atuais, conscientizando os jovens para não inverterem a escala de valores. Mostrar para eles a importância da família, e toda a mensagem de Cristo.

Porém, existem casos que não podemos fazer nada de prático, além de rezar por eles. Muita oração. Não só dos pais e parentes, mas de fiéis de grupos de orações.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário