BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de fev. de 2010

A figueira sem frutos

07 de março – Domingo

Lucas 13, 1-9


Os nossos irmãos vítimas das enchentes não são mais pecadores do que nós. Uma senhora outro dia me enviou uma mensagem na qual me perguntava: Porque Deus a castigou daquele jeito, destruindo tudo o que ela tinha na inundação causada pela forte chuva?

Respondi que não se tratava de castigo de Deus. Que as fortes chuvas estavam sendo causadas por dois fatores climáticos atípicos. Um de ordem natural o fenômeno conhecido com o nome de El Niño, que consiste no super aquecimento das águas do Oceano Pacífico causado pelas erupções simultâneas de vários vulcões submarinos naquela área do referido Oceano, o que ocorre por volta de 7 em 7 anos. Este fenômeno acarreta fortes chuvas em uns lugares como no sul do Brasil pelas fortes evaporações das águas marinhas e, secas em outras regiões, como é o caso do Nordeste Brasileiro, causada pela gigantesca massa de ar quente e seca que bloqueia a massa de ar frio polar de penetrar naquela região, causando chuvas.

O outro fator que veio adicionar ao El Niño, foi o AQUECIMENTO GLOBAL, causado pelas fortes emissões de poluentes na atmosfera, principalmente pelas chaminés das fábricas que nos últimos anos aumentaram de forma assustadora.

Portanto, Deus não está castigando ninguém com as enchentes. Se tem alguém que pode ser considerado culpado pelo efeito estufa, são aqueles que não param de lançar fumaça na atmosfera.

Deus respeita as forças físicas da natureza com suas leis colocadas nela por Ele. Portanto, Deus não tem culpa se o homem vem alterando o meio ambiente de forma perigosa.

Porém, Jesus adverte os judeus e também a nós, dizendo: Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo.

Do mesmo modo os habitantes do Haiti não são mais pecadores do que os demais habitantes do mundo. Acontece que aquele país, assim como todos os que se encontram na Cordilheira dos Andes, estão sujeitos a abalos sísmicos ( terremotos) por ser uma área instável da crosta terrestre, e não porque Deus está castigando os nossos irmãos haitianos, com todo aquele sofrimento. Mas não é por isso que vamos deixar de rezar por eles.

O segundo ponto de reflexão do Evangelho de hoje, é a figueira que não dá frutos. Ela representa todos aqueles que ficam de braços cruzados e não fazem nada pelo Reino de Deus. Aqueles que não movem uma palha para anunciar a palavra de Jesus. É claro, que muitos são chamados, e poucos são escolhidos. Sabemos que nem todos têm o dom da palavra, nem o dom de interpretar a palavra de Deus. Mais não é só pela palavra que levamos Deus às pessoas. Fazemos isso pelo testemunho, pelo exemplo, pelo convite, e pela oração. E temos de fazer, pois poderemos ser cortados e até queimados como a figueira do Evangelho de hoje.

É muito fácil viver acomodado, assistir a missa aos domingos, voltar para casa, e continuar a nossa santa vivinha, sem nos incomodar em levar o Cristo que recebemos na comunhão para os nossos irmãos. Por isso precisamos mudar o nosso modo de ser, e começar a evangelizar pela nossa presença, nosso exemplo e nosso testemunho.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário